sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Será que Jesus voltará?


Ao lado, selo emitido em 1977 por Grenadinas alusivo a Pascoa mostrando Cristo crucificado. Yvert:199. Mint.

A grande promessa para os cristãos é a de que Jesus, depois de ter sido morto como um criminoso comum retornaria (estou somente apontando que ele existiu, fato que aqui não vêm a ser o caso). Examinando a Bíblia, vemos que a promessa é citada várias vezes e que o seu retorno deveria ocorrer de imediato. Ou não deveria? Contudo, Já se passaram mais de 2000 anos, desde que ele foi pregado na cruz para secar ao sol como se fosse roupa em um varal, e a afirmação de que retornaria ainda não se concretizou.
Vamos então examinar este fato. Contudo, Aproveito para informar que não sou cético. Peço também a todos que vier a ler este artigo, que leia as Escrituras Sagradas, pois, quem a ler saberá, quem não a ler, simplesmente acreditará. Quão frágil é o que nos oferecem e que loucura é buscar a opinião de outros. Contudo, algumas vezes me perco em questionar a respeito de sua volta. Mas, minha certeza consiste em não cegamente acreditar e, sim, refletir e questionar este campo tão misterioso e delicado quanto real, ante ao risco de cair no fanatismo e extremismo. O que sucede, é afirmar que é impossível deixar de falar do que vimos, do que ouvimos e do que somos. Pela simples razão de não buscar-mos novos métodos de reflexão que estejam de acordo com o nosso tempo. Será que estamos acomodados num cristianismo que foi elaborado na Idade Média à nossa medida? Será que estamos segurando o que temos e esquecendo que este é o maior obstáculo de nossa abertura às realidades concreta? A despeito disso, com clareza, convêm aqui incluir algumas passagens bíblicas para que se tenha uma visão maior mesmo que estas citações sejam supérflua e exaustiva.


Emissão da Guiana emitida em 1968 alusiva a Páscoa "Cristo de São João da Cruz". Obra do mestre Surrealista Salvador Dalí.



Bloco emitido pelas Ilhas Cook, Yvert: 67. Mint. Os selos mostram cristo cousificado em detalhe, ao lado dos ladrões e já morto retirado da cruz no colo de Maria entre seguidores.


1) Jesus firma prazo para o seu retorno:

. Evangelho segundo São Mateus 24:34= “Assim também, quando virdes tudo isto, ficai sabendo que ele está próximo, à porta. Em verdade vos digo: Esta geração não passará sem que tudo isto aconteça”. (A mesma citação também é encontrada no Evangelho segundo São Marcos 13:30 e no Evangelho segundo São Lucas 21:32).
. Evangelho segundo São Mateus 24:35= “O céu e a terra passarão mas as minhas palavras não passarão”.
A respeito, a passagem bíblica mostra a palavra “geração” em seu sentido usual, que normalmente ocorre ao leitor em uma primeira leitura do texto: o conjunto das pessoas cujos tempos de vida considera preferencial uma determinada época, confirmando o prazo de meados do século II para a volta de Jesus.
. Evangelho segundo São Mateus 10:23= “Quando vos perseguirem em determinada cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo; não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes de vir o Filho do Homem”.
Mesmo que as passagens bíblicas não apontem o prazo de uma geração, são naturalmente condizente com ela. Uma geração seria o tempo necessário para que a “boa nova” de Jesus fosse apontada em menos da totalidade das cidades de Israel. Com efeito, cristãos do mundo todo que até hoje visitaram as cidades de Israel o fizeram como turista. Entretanto, é inconcebível que todas as cidades de Israel já não tenham sido visitadas por cristãos com o objetivo de pregarem o evangelho.
 
 
Bloco alusivo a Páscoa emitido pela
Guiné-Equatorial em 1974.
Yvert: 914O. Usado.
 
 
2) Confirmação do prazo:
 
. Evangelho segundo São Mateus 16:27-28= “Porque o Filho do homem, há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Em verdade vos digo, alguns dos que estão aqui presentes não hão de experimentar a morte, antes de terem visto chegar o Filho do Homem com o seu reino”. (A mesma citação também é encontrada no Evangelho segundo São Marcos 8:38-9:1 e no Evangelho segundo São Lucas 9:26-27).
A respeito, a expressão “ não hão de experimentar a morte”, afirma no conteúdo total do texto que o retorno de Cristo seria imediato.
 
 
3) Caifás também deveria presenciar a vinda de Cristo:
 
. Evangelho segundo São Mateus 26:64= “Jesus respondeu-lhe: Tu o disseste. E eu digo-vos: Vereis um dia o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vindo sobre as nuvens do céu.” (Citação também encontrada em Marcos 14:62).
Com efeito, se considerar-mos a expressão “um dia”, Isso já ocorreu?
 
 
4) Os primeiros cristãos pensavam que veriam a vinda de Cristo:
 
. 1ª Epístola de São Paulo aos coríntios 15:51-52= “Vou revelar-vos um mistério: Nem todos morreremos, mas todos seremos transformados”. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta, pois ela há de soar, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.
Com efeito, São Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de Jesus. Observem o uso do pronome nós:
. 1ª Epístola de São Paulo aos tessalonicenses 4:14-15= “Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: Por ocasião da vinda do Senhor, nós, os que estivermos vivos, não precederemos os mortos”.
 
 
5) Os romanos também acreditavam que presenciariam o retorno de Cristo:
 
. Apocalipse 1:7= “Ei-lo que vem sobre as nuvens e todos os olhos o verão, até mesmo os que o transpassaram: todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Sim! Amem.
Os primeiros cristãos pensavam que já estavam vivendo os últimos dias:
. 1ª Epístola de São Paulo aos coríntios 10:11= “Ora, todas estas coisas lhe sucederam para nosso exemplo e foram escritas para nos servirem de advertência, a nós que chegamos aos fins dos tempos”.
. Epístola de São Paulo aos Hebreus 9:26 e 10:25 = ''Nesse caso, ser-lhe-ia necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; mas apareceu uma só vez no fim dos séculos, para destruição do pecado pelo sacrifício de si mesmo”. “Não abandonando a nossa assembléia, como é costume de alguns, mas admoestando-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima”.
. Actos dos Apóstolos 2:15-17= “Não, estes homens não estão embriagados como imaginais, pois ainda vamos na terceira hora do dia. Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel: Nos últimos dias, diz o Senhor. Derramarei o meu espírito sobre toda a criatura. Os vossos filhos e as vossas filhas hão de profetizar; os vossos jovens terão visões e os vossos velhos terão sonhos”.
. 2ª Epístola de São Pedro 3: 3-4= ''Sabei, antes de tudo, que nos últimos tempos virão homens escarnecedores, cheios de zombaria, que virão segundo as suas concupiscências, dizendo onde está a promessa da sua vinda? Desde que os nossos pais morreram, tudo continua da mesma maneira, como no princípio do mundo”.
 
 
Outras declarações que mostram a iminência do retorno de Cristo:
 
. Evangelho segundo São João 5: 25= “Vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus.”
. Epístola de São Paulo aos Romanos 16:20= “O Deus da paz esmagará em breve Satanás sob os vossos pés”.
Na Epístola, claramente São Paulo sugere que não seja feito planos para o futuro.
. 1ª Epístola de São Paulo aos Hebreus 1 e 1ª Epístola de São Paulo aos coríntios 7:29-31. “Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa. Pois ainda em bem pouco tempo, aquele que há de vir, virá, e não tardará”.
. Epístola de São Tiago 5: 7-9= “Sede, pois, pacientes, irmãos, até a vinda do Senhor. Vede como o lavrador aguarda o precioso fruto da terra e têm paciência até receber a chuva temporã e a tardia. Tende vós também paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta”.
. 1ª Epístola de São Pedro 4: 7= “Ora o fim de todas as coisas etá próximo. Sede, portanto, prudentes e vigiai em oração”.
Os textos apocalípticos de São João evangelista, por serem profecias simbólicas da volta triunfante de Cristo, são deveras abundantes em avisos sobre esta eminência.
Apocalipse 1: 1= “Revelação de Cristo, que Deus lhe deu para manifestar aos seus servos as coisas que brevemente devem ocorrer”.
. Apocalipse 1:3= “Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.
. Apocalipse 3:11= “Venho sem demora, conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa”.
. Apocalipse 22:12= “Eis que venho cedo e trarei comigo a recompensa: Darei a cada um segundo as suas obras”.
Como podemos observar, os textos mencionados nos dão a entender que o retorno de Cristo era eminente e ocorreria ainda no tempo em que viviam os discípulos. Contudo, a realidade é outra, o que vemos, é que o fato ainda não ocorreu. Será que ainda ocorrerá? Será que o mundo irá acabar ou nós que é que estamos em constante mudanças, como afirma o seguimento espírita? Será que o cristianismo é tão concreto como a lenda da Fada de Dentes? Será que o cristianismo não passa de uma grande fantasia criado na Idade Média com o objetivo de cabresto ou por mentes enlouquecidas?
E você, caro leitor! O que acha? Prefere buscar ou esperar? O que prefere, procurar saber ou simplesmente acreditar?
Aqui, a cor branca e azul! Tens todo o direito de escolha. Contudo, qual seja ela, ninguém poderá lhe criticar.
 
 
Elaborado por: Lúcio Carvalho.
 
 
Bibliografia.
 
Bíblia Sagrada.

 

16 comentários:

  1. Decerto, ainda há muita gente que preferem espelhar-se nos outros e não procuram buscar a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Ok! Margarida.
    Vejo que compreendeste a mensagem do texto.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Suponho que tu anônimo, que deves se converter! Não a uma religião, mas a leitura de bons livros.

    ResponderExcluir
  4. Maria Cristina dos Santos Ferreira.25 de janeiro de 2011 às 20:48

    Lúcio Carvalho.
    Será que não acredita que é muito sedutor aprender com os historiadores, filósofos entre outros escritores?

    ResponderExcluir
  5. Maria.
    Se as idéias forem oriundas de pensadores livres..., é evidênte que concordo que devemos aprender com eles. Contudo, não foi isso que sugeri no artigo.

    ResponderExcluir
  6. Maria Cristina dos Santos Fereira.26 de janeiro de 2011 às 13:28

    Lúcio.

    O que quer dizer "pensadores livres"?

    ResponderExcluir
  7. Maria Cristina.

    Pensadores livres:

    Todos que se dedicam a escreverem ciência ou a qualquer outro tema, sem estarem vinculados a um determinado dogma religioso ou a uma cultura. Contudo, o que for escrito, deve ser fundamentado em uma biografia.

    Em relação ao seu e-mail, por ter permitido enviar-lhe resposta pelo blog, digo:

    Concordo que todos nós temos livre-arbítrio. Contudo, mesmo que o tenhamos, para concorda ou não de algo escrito ou expresso por palavras, também se faz necessário ter conhecimento do assunto através de uma biografia, composta por livros, sites, artigos, entre outros. Não devemos concordar ou descordar de algo, somente porque um entre dois ou mais, comentou que determinado assunto é ou não correto.
    Maria. Afirmo isso, não somente em relação aos meus artigos, mas a qualquer assunto que venha ser escrito por alguem ou discutido entre duas ou mais pessoas.

    Descordar, não significa desreipeitar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Marco Antônio Soares.9 de fevereiro de 2011 às 01:18

    Lúcio Carvalho.

    Eu continuo a esperar pelo dia em que as pessoas desistam dessa idéia estúpida de que Cristo voltará.

    ResponderExcluir
  9. Marco Antônio.

    Este é um assunto muito complexo. Em um país como o Brasil ou outro em que suas raízes religiosas estão fundamentadas no cristianismo, o fato dificilmente ocorrerá.

    ResponderExcluir
  10. Vânia dos Santos - Paciência - Rio de Janeiro.10 de fevereiro de 2011 às 21:36

    Lúcio Carvalho.

    Lendo as escrituras por esta ótica, realmente temos que concordar que o retorno de Cristo não passa de uma grande invenção humana.

    ResponderExcluir
  11. Vãnia dos Santos - Paciência - RJ.10 de fevereiro de 2011 às 22:33

    Lúcio.

    Estás brincando comigo?

    ResponderExcluir
  12. Lúcio.

    Assim sendo, qual seria a ótica correta?

    ResponderExcluir
  13. Vânia.

    Penso que o correto seria em conhecer e respeitar a todas. Contudo, adotar a que seja do seu seguimento religioso.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.

Um abraço.

Lúcio Carvalho.