ABETARDA.
Filatelicamente, esta espécie está representada em diversas emissões de selos de vários países como por exemplo:
. Os CTT de Portugal emitiram uma série em 22/02/1995, intitulada Ano Europeu da Conservação da Natureza, com várias taxas, onde está representada a Abetarda.
. Os CTT da Polónia emitiram em 1977 uma série com dois selos onde está representada a Abetarda e o Falcão, intitulada Protrccion de la Natureleza.
. Os CTT de Espanha emitiram em 1971 uma série com dois selos onde está representada a Abetarda, intitulada Fauna Ibérica.
Carta circulada por Avião de Las Palmas para Johannesburg em 11.12.71,
chegada a 13.12.71. Este Voo foi relativo à “Inauguração das carreiras em Boeing. 747”.
Ordem: Gruiformes
Família: Otididae
Espécie: Otis Tarda
A Abetarda ou Abetarda comum, cujo nome científico é “Otis Tarda“, é considerada uma das maiores aves da Europa, dentro das espécies voadoras é considerada a maior do mundo.
Existe 23 espécies de Abetardas, cujo tamanho varia entre 75 a 130 cm., sendo os machos maiores que as fêmeas, pesando cerca de 16 kg, e a fêmea cerca de 6 kg. A plumagem dos machos é em tons de castanho-avermelhado, e a da fêmea não é tão colorida, sendo de cor de erva seca, o que lhe permite permanecer escondida em relação aos seus predadores.
Quando ameaçadas, estas espécies deslocam-se andando ou correndo rapidamente, apesar de voarem. É considerada uma ave de caça muito apreciada pela sua carne.
Estas espécies encontra-se nas planícies e desertos do Sul da Europa, Ásia, África e Austrália.
A zona onde existe maior população europeia é a Península Ibérica, havendo na Espanha cerca de 14.000 aves, e em Portugal cerca de 800 aves que se encontram essencialmente nas planícies alentejanas, mais propriamente em Castro Verde, Moura e Barrancos. A Abetarda vive em bando de cerca de 20 indivíduos, passando parte do seu tempo escondidas no meio das plantações dos cereais e estepes.
A época do acasalamento tem o seu início nos princípios de Março, terminando nos fins de Maio. O ninho é construindo no chão no meio das ervas ou culturas, sendo depois revestidos de vegetação local. Faz uma postura por ano, pondo em média 2 a 4 ovos, sendo o período de incubação de 24 dias.
O macho é polígamo, e depois de acasalar, desliga-se da criação formando pequenos bandos com outros machos. Estas aves são herbívoros, e a sua alimentação preferida é a base de plantas. Comem também algumas sementes, insectos, e pequenos vertebrados como lagartixas e ratos do campo.
A Abetarda é considerada uma espécies ameaçada à nível mundial, e em Portugal está classificada como espécie vulnerável, estando englobada em termos europeus na categoria SPEC I - EPECIES OF EUROPEAN CONSERVATION CONCEAN. Esta designação ou classificação são para espécies que têm uma população demasiado ameaçada, e que originam grandes preocupações de conservação à nível europeu.
Bibliografia consultada:
. Enciclopédia Os Segredos da Natureza;
. Livro Vermelho dos vertebrados de Portugal-Instituto de Conservação da Natureza;
. Guias da Aves - Asirio & amp; Alvim - Spea;
. Atlas da Aves invernantes do Baixo Alentejo - Spea;
. O mundo das Aves - Colecção Natureza de G. F. Sacarão - Ano de 1955;
. Guia de Campo Blume - Aves Terrestres - Editora Blume;
. Enciclopédia das Aves - As várias Espécies e seus habitats;
. Catálogo de Selos Temáticos - Fauna - Aves - Grupo Ainsa - 24 Edicion;
. Pagelas dos C. T. T. de Portugal.
Américo Rebelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.
Um abraço.
Lúcio Carvalho.