terça-feira, 14 de setembro de 2010

As Cegonhas vistas através da maximafilia.


AS CEGONHAS VISTAS ATRAVÉS DA MAXIMAFILIA.

 

Segundo vários dados de diversos observadores, as cegonhas são animais que se dedicam intensamente aos filhotes, que muitas vezes na impossibilidade de os salvar derivado de algum motivo prefere a morte do que perder os filhotes. Derivado a este afecto das cegonhas pelos filhos, na Grécia antiga o Governo Grego criaram uma lei que tinha pelo nome de “A LEI DA CEGONHA“.

“Esta lei tinha por finalidade na reciprocidade que os filhotes das cegonhas tinham pelos seus pais idosos, tratando deles com todo o carinho, agasalhando-os com a sua penugem e alimentando-os com produtos das suas caçadas“.

Perante este cenário A Lei Grega, obrigava os filhos a sustentarem os pais que já se encontravam na velhice, e quem não cumprisse a lei, era severamente punido. Derivado a esta característica dócil e protectora da cegonha, é que foi criado o símbolo da Cegonha no nascimento de um bebê. Segundo rezam as lendas, a lenda da cegonha surgiu na Escandinávia, e contava do seguinte.

“Na época em que as mães tinham os bebês em casa, estas diziam aos filhos que a cegonha que trouxe o bebê para casa. Para as mães justificarem aos filhos o descanso que tinham que ter depois do parto, estas diziam que as cegonhas antes de irem embora picaram a perna da mãe, razão pela qual ela tinha que descansar uns dias”.

Na simbologia a Cegonha é um simbolo da “Felicidade” e a representação da “Fertilidade”. Segundo alguns pontos de vista da doutrina Cristã, a cegonha é Inimiga do “Mal”, isto é por se alimentarem de serpentes, as quais simbolizam “mal”.

As cegonhas (cicônia) são aves migratórias e monogâmicas que pertencem a Classe das Aves. Ordem dos Ciconiiformes e á Família Ciconiidae. Têm cerca de um metro de altura e pesa em média 3 kg.

O seu habitat é muito diversificado e a sua alimentação é essencialmente a base de pequenos vertebrados. Estas aves têm uma particularidade diferente das outras aves que é de não terem faringe.

Derivado a esta situação, não emitem sons vocais. Os sons que emitem são derivados do bater dos bicos.

A essa acção dá-se o nome de gloterar. Dentro da família das cegonhas existem dois tipos de cegonhas:

1- CEGONHA BRANCA (Cicônia cicônia).
2- CEGONHA PRETA (Cicônia nigra).

1. CEGONHA BRANCA:

Ordem: Ciconiiformes;
Família: Ciconiidae;
Espécie: Cicônia cicônia.

A Cegonha Branca (Cicônia cicônia) é uma ave grande, que possui uma plumagem branca no corpo e nas rêmiges das asas tem uma plumagem preta.

O bico é avermelhado, longo e pontiagudo próprio para capturar as suas presas. As Cegonhas Brancas, na década dos anos 80 nidificavam por toda a Europa. Ao longo destes anos tem-se assistido por toda a Europa a um declínio muito acentuado desta espécie.

Na Península Ibéria, onde Portugal esta incluído, tem havido um aumento muito significativo destas espécies, derivado dos vários estatutos de conservação que se encontra em vigor. A maior parte destas espécies que nidificam na Europa, e efectuam migrações nos finais do verão para zanas com temperaturas mais amenas como por exemplo, África Ocidental, sul do Sahra.

As cegonhas tem um comprimento de 100 a 115 cm, e de envergadura chegam a ter entre 165 a 190 cm. O seu peso varia entre 2.700 kg a 4.400 kg. A sua longevidade poderá ser entre os 20 a 26 anos de vida.

Em Portugal encontram-se a Sul do Rio Tejo, e na faixa fronteiriça dos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco.

O habitat destas espécies é em zonas de grandes espaços abertos, como pântanos, zonas de pastagens e algumas cidades.

Os ninhos são construídos sempre pelo casal, sendo grandes plantas formas, geralmente construídos em árvores de grande porte como os pinheiros e eucaliptos ou em construções humanas, como torres das igrejas, chaminés, telhados ou depósitos de água.

Fazem uma postura por ano, nos meses de Março a Maio, pondo em média de 3 a 5 ovos, sendo sua incubação de 28 a 31 dias e feita sempre pelo casal.

A sua alimentação é a base de pequenos mamíferos, anfíbios, peixes e insectos.

Há vários motivos responsáveis pelo declínio destas espécies, que são:

     . A destruição dos seus habitat;
     . A contaminação por pesticidas nas zonas agrícolas;
     . A colocação desordenadas de postes e cabos eléctricos;
     . A electrocussão em linhas de alta e média tensão;
     . A pilhagem e destruição dos ninhos e a própria caça.

Dentro da classe da Filatelia e Maximafilia (1) estas duas espécies estão bem representadas em selos e postais máximos de vários países do mundo, conforme aqui representados.

1- A Maximafilia é uma classe filatélica que engloba um estudo de Postais-Máximos. O Postal-máximo é uma peça filatélica composta por três elementos:
     . Selo;
     . Postal;
     . Obliteração (carimbo).


Estes três elementos englobados no postal, tem que apresentar entre si o máximo de concordância de motivo, lugar e tempo. O Postal ilustrado deve ser idêntico ao motivo do selo e o carimbo terá que ser especificamente da localidade mais apropriada.

Emissão: Aves da Rússia.
Obliteração: Carimbo Comemorativo de Moscovo
1º Dia de Emissão: o4.02.1991.
Edição do Postal: M. Hhhcteepctbo. Cbr3h-Ccccp 1990.

Cegonha Branca
 Postal Máximo Duplo. 


Emissão: Aves do Japão.
 Obliteração: Carimbo do Japão Toyooka-Hyogo 12-XII-05.08-12.Japan
Edição do Postal: Editorial Missões-Cucujães - Portugal.


Cegonha Branca-Postal-Máximo Duplo.

Emissão: Selo de 65 Norge-1956-Noruega Dia De Los Países Nórdicos
Obliteração: Carimbo ordinário de Oslo, (Capital da Noruega)-Maio-1960

Emissão: Selo de 25 Yverige-1956-Suécia-Jornada de Los Países del Norte
Obliteração: Carimbo ordinário de Ornskoldsvik, (Cidade da Suécia)
09.09.1960
Edição do Postal: Hanfstaengl-Kunstierpostkarte.



2. CEGONHA PRETA:

Ordem: Ciconiiformes.
Família: Ciconiidae.
Espécie: Cicônia nigra.

A Cegonha preta (Cicona nigra), é uma espécie mais tímida que a cegonha branca, sendo sua observação mais difícil. É uma ave ligeiramente mais pequena que a cegonha branca, medindo cerca de 97 cm de comprimento.

Possui plumagem branca no ventre e negra com reflexo metálicos na parte do dorso, cauda, cabeça e pescoço. O bico e as patas são de cor avermelhados, quando atingem o estado de adulto. Quando são juvenis os bicos e as patas são esverdeados e bastante mais claros.

As fêmeas são ligeiramente mais pequenas que os machos e tem uma tonalidade mais mate. Estas aves são muito úteis para a agricultura, pois incluem na sua alimentação muitos e variados insectos e pragas. Independentemente dos insectos e pragas, também se alimentam de crustáceos, anfíbios e pequenos peixes.

A cegonha preta atinge a sua maioridade sexual após os 3 anos de idade. A nível da Europa existem cerca de 15.000 a 19.000 casais reprodutores. Em Portugal existem cerca de 45 a 50 casais e nidificam com maior incidência no interior do país junto aos Rios Douro, Tejo e Guadiana.

A época da reprodução da cegonha preta inicia-se no princípio de Março. Constrói os ninhos longe da civilização humana, mais propriamente nas escarpas mais altas, ou nos ramos de pinheiros altos que houver. A parada nupcial destas espécies é totalmente diferente da cegonha branca, sendo feita em voos nupciais com movimentação em redor do pescoço.

Normalmente ocupa sempre os ninhos dos anos anteriores, e quando os têm que construir, os ninhos são construídos em grandes dimensões com galhos e folhas de árvores secas e terra. A fêmea faz uma postura por ano, pondo em média 3 a 5 ovos. A incubação é sempre feita pelo casal, tendo uma duração de 38 a 45 dias.
A espécie tem uma alimentação semelhante a da cegonha branca, com a particularidade de consumir maior porcentagem de peixes.

Devido a diminuição de papulação, esta espécie está classificada como ameaçada, estando incluída nas SPECS – Species of European Conservation Concern, na categoria ESPCE, a onde estão incluídas as aves com estatuto de conservação desfavorável.

Estas incluída também nas Convenções de Cites, Bona (anexo II) e na Directiva das aves (anexo I ).

Os motivos responsáveis pelo declino desta espécie são:

     . Degradação e destruição das florestas, provocando uma redução do seu habitat;
     . Pertubação humana nas áreas de nidificação;
     . Abate ilegal destas espécies e destruição dos ninhos;
     . Contaminação com pesticidas nas zonas agrícolas;
     . A colocação desordenadas de postes e cabos eléctricos;
     . A electrocussão em linhas de alta e média tensão.


Cegonha preta:
Postal Máximo triplo.
Emissão:
1973-Fauna Ibérica-Espanha.
Obliteração:
Carimbo comemorativo da Exposição Filatélica Juvenil Filacentro 94
 Alcaia de Henares-04 de Maio de 1994.
Edição do postal:
Asociacion de Aficionados Filatélicos-FECESFI.


Cegonha preta.
Postal Máximo Triplo.
Emissão:
1999-Europa Cept-Reservas e Parques Naturais
Obliteração:
Carimbo comemorativo da emissão: Prima Zi A Emissiunii-5830 Rosetti.
15.05.1990
Edição do postal:
Reservatia Biosferei Delta Dunari.



Bibliografias consultadas:

. Livro vermelho dos Vertebrados de Portugla;
. Guia das Aves da Editorial Estampa;
. Enciclopédias Gui de Aves de Assirio & Alvim;
. Enciclopédia - Os segredos da Natureza - Aves Volume I e II;
. Enciclopédia das Aves - Valdimir Bejecek - Karel Stastny;
. Biologia dos Vertebrados - Robert T - Orr - Roca Edição Universitária;
. Catálogo de Selos Temáticos - Fauna;
. Catálogo de Selos Postais e Marcas Pré Adesivas da Afinsa;
. Diversas Literatura sobre Maximafilia de Eurico Carlos Esteves L. Cardoso.


Elaborado por: Américo Rebelo.
Agosto de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.

Um abraço.

Lúcio Carvalho.