quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Agapórnis Roseicollis.

AGAPÓRNIS ROSEICOLLIS.

Filatelicamente os Correios de Angola emitiram a 2 de Junho de 1992, uma coleção de selos intitulada “Aves - Protecção da Natureza ” cujo os selos são referentes ás aves Agapórnis Roseicollis, que em Angola são conhecidos como “ Periquitos do Cunene ”. Os selos tiveram uma tiragem de 45.000, sendo cada série composta por 4 selos. O bloco abaixo apresentado é composto por 16 selos, com 4 série de 4 selos diferentes em papel esmalte e denteado 12 x 12 1/2.


Os Agapórnis pertencem à família dos Psitacídeos, e a ordem dos Psitaciformes. São espécies oriundas do Continente Africano, sendo descobertos em 1793, e foram introduzidos na Europa em meados de 1860. Os Agapórnis são conhecidos como Inseparáveis ou Aves do Amor, que é a tradução do nome científico Agapórnis. Em Grego a palavra Agape significa Amor, e a palavra Ornis têm o significado de pássaros, daí a palavra Pássaro do Amor. Em Francês são conhecidos como “ Inséparables ” e em Inglês são conhecidos como “ Lavebirds “.
Estas espécies são monógamas, isto é, ficam juntas para toda a vida, e normalmente estão sempre a trocar carícias mutuamente, limpando as suas penas com grande zelo e dedicação.
A sua plumagem original é o verde, mas derivado a cruzamento de diversas espécies existem bastantes mutações. Medem entre 15 cm a 17 cm, sendo a fêmea maior que o macho, e pesam entre 45 a 50 g, e não há nenhum dimorfismo sexual, ou seja, tem ambos a mesma cor. A sua longevidade vai dos 12 aos 15 anos.
Dentro destas espécies de Agapórnis, exitem dois grupos divididos da seguinte maneira:

       . 1 - Espécies com contorno de olhos de cor branca.
              Agapórnis Pernalta. Agapórnis Fischer, Agapórnis Nigrigenis e Agapórnis
              Lilianac.

       . 2 - Espécies sem contorno de olhos de cor branca.
              Agapórnis  Roseicollis  (Inseparáveis  de  Angola).  Agapórnis  Taranta 
              ( Papagaio  da  Montanha ),  Agapórnis  Cana,  Agapórnis  Pullaria  e
              Agapórnis Swinderniana.

Estas espécies tem um bico curvo e muito flexível, que lhe permite trepar com grande facilidade e proceder a preparação dos seus alimentos. A língua é grossa, e as patas têm o primeiro e quarto dedo virado para trás, e o segundo e terceiro dedo estão virados para a frente, o que lhe permite trepar com grande facilidade.
No seu habitat natural estas espécies vivem em zona de estepes savanas, e normalmente em lugares secos e áridos. Também se adaptam muito bem em cativeiros, reproduzindo-se facilmente.
A época da reprodução vai de Março a Novembro, fazendo uma ou duas postura por ano, pondo em média 3 a 7 ovos por postura, sendo a sua incubação de 20 a 24 dias.
A sua alimentação é a base de sementes como por exemplo: girassol, alpiste, aveia e painço.


Bibliografia consultada.

. Enciclopédia das Aves - Esther Verhose Verhallen;
. Enciclopédia das Natureza;
. Atlas das Aves;
. Coleccione Gran Librio das Aves - Susacta ediciones;
. O Mundo das Aves de Angola;
. Pagelas dos C.T.T. de Angola.


Américo Rebelo.



4 comentários:

  1. como se sabe se sao machos ou femeas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo.

    Tanto os machos como as fêmeas são idênticos e, somente nas aves com cores ligadas ao sexo é possível definir o sexo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Na tentativa de encontrar alguma informação sobre um prémio que foi atribuído a esta emissão, encontrei a sua divulgação às ilustrações que realizei à cerca de 20 anos, obrigado.
    Bem haja.
    www.joseprojecto.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.

Um abraço.

Lúcio Carvalho.