AGAPÓRNIS ROSEICOLLIS.
Filatelicamente os Correios de Angola emitiram a 2 de Junho de 1992, uma coleção de selos intitulada “Aves - Protecção da Natureza ” cujo os selos são referentes ás aves Agapórnis Roseicollis, que em Angola são conhecidos como “ Periquitos do Cunene ”. Os selos tiveram uma tiragem de 45.000, sendo cada série composta por 4 selos. O bloco abaixo apresentado é composto por 16 selos, com 4 série de 4 selos diferentes em papel esmalte e denteado 12 x 12 1/2.
Os Agapórnis pertencem à família dos Psitacídeos, e a ordem dos Psitaciformes. São espécies oriundas do Continente Africano, sendo descobertos em 1793, e foram introduzidos na Europa em meados de 1860. Os Agapórnis são conhecidos como Inseparáveis ou Aves do Amor, que é a tradução do nome científico Agapórnis. Em Grego a palavra Agape significa Amor, e a palavra Ornis têm o significado de pássaros, daí a palavra Pássaro do Amor. Em Francês são conhecidos como “ Inséparables ” e em Inglês são conhecidos como “ Lavebirds “.
Estas espécies são monógamas, isto é, ficam juntas para toda a vida, e normalmente estão sempre a trocar carícias mutuamente, limpando as suas penas com grande zelo e dedicação.
A sua plumagem original é o verde, mas derivado a cruzamento de diversas espécies existem bastantes mutações. Medem entre 15 cm a 17 cm, sendo a fêmea maior que o macho, e pesam entre 45 a 50 g, e não há nenhum dimorfismo sexual, ou seja, tem ambos a mesma cor. A sua longevidade vai dos 12 aos 15 anos.
Dentro destas espécies de Agapórnis, exitem dois grupos divididos da seguinte maneira:
. 1 - Espécies com contorno de olhos de cor branca.
Agapórnis Pernalta. Agapórnis Fischer, Agapórnis Nigrigenis e Agapórnis
Lilianac.
. 2 - Espécies sem contorno de olhos de cor branca.
Agapórnis Roseicollis (Inseparáveis de Angola). Agapórnis Taranta
( Papagaio da Montanha ), Agapórnis Cana, Agapórnis Pullaria e
Agapórnis Swinderniana.
Agapórnis Roseicollis (Inseparáveis de Angola). Agapórnis Taranta
( Papagaio da Montanha ), Agapórnis Cana, Agapórnis Pullaria e
Agapórnis Swinderniana.
Estas espécies tem um bico curvo e muito flexível, que lhe permite trepar com grande facilidade e proceder a preparação dos seus alimentos. A língua é grossa, e as patas têm o primeiro e quarto dedo virado para trás, e o segundo e terceiro dedo estão virados para a frente, o que lhe permite trepar com grande facilidade.
No seu habitat natural estas espécies vivem em zona de estepes savanas, e normalmente em lugares secos e áridos. Também se adaptam muito bem em cativeiros, reproduzindo-se facilmente.
A época da reprodução vai de Março a Novembro, fazendo uma ou duas postura por ano, pondo em média 3 a 7 ovos por postura, sendo a sua incubação de 20 a 24 dias.
A sua alimentação é a base de sementes como por exemplo: girassol, alpiste, aveia e painço.
Bibliografia consultada.
. Enciclopédia das Aves - Esther Verhose Verhallen;
. Enciclopédia das Natureza;
. Atlas das Aves;
. Coleccione Gran Librio das Aves - Susacta ediciones;
. O Mundo das Aves de Angola;
. Pagelas dos C.T.T. de Angola.
Américo Rebelo.
como se sabe se sao machos ou femeas.
ResponderExcluirAnônimo.
ResponderExcluirTanto os machos como as fêmeas são idênticos e, somente nas aves com cores ligadas ao sexo é possível definir o sexo.
Bom dia.
ResponderExcluirNa tentativa de encontrar alguma informação sobre um prémio que foi atribuído a esta emissão, encontrei a sua divulgação às ilustrações que realizei à cerca de 20 anos, obrigado.
Bem haja.
www.joseprojecto.com
Obrigado por sua mensagem.
Excluir