Inteiro: Em toda a sua extensão, todo, completo, na sua totalidade, ileso, incólume, não deteriorado quebrado ou rachado.
Postal: Relativo aos correios.
Apesar da existência das mais variadas revistas especializadas e do avanço da Internet onde temos a possibilidade de encontrar artigos e sites abordando o universo filatélico. Tenho observado, principalmente dos iniciantes, que ainda há, com maior ou menor grau de entendimento, um desconhecimento no que diz respeito aos inteiros postais. Assim, é com imenso calor que venho aqui abordar e compartilhar de forma não extensiva ao que se refere a textos mas com uma razoável quantidade de imagens para todos que por ventura vierem acessar este blogger possa ter maior clareza de alguns aspectos inerente a este tema. Devo, porém, antes aludir que a filatelia, ou seja, a arte de adquirir e colecionar estas pequenas estampilhas coloridas e tudo mais que esteja relacionado, que a filatelia sempre foi o objeto de minhas aspirações, que se faz necessário conhecê-la para que se tenha condições de organizar uma coleção. Por isso, afirmo que passo o meu tempo livre a estudar e a me informar com os mais experientes o que consiste este universo fascinante com a única finalidade; tudo ver, tudo ler, tudo aprender e, por fim, elaborar, organizar e montar. É através desta arte de colecionar estas estampilhas, que ao longo de vários anos venho adquirindo maior conhecimento sobre os temas que me fascina desde quando eu era um menino; a fauna, a flora e sobre tudo a evolução dos seres vivos.
Definição:
Inteiros postais inclui as emissões dos correios, de serviço oficial, militares ou particulares pré franqueadas. As características físicas do papel sobre o qual o selo, a marca ou a inscrição foi impresso, abrange cartas postais, bilhetes postais, aerogramas, sobrescritos, cartas pneumáticas, cartões postais, Cartas bilhetes, cintas e impressos.
O serviço postal para o qual estas peças foram emitidas. Abrange todos os serviços aéreos e terrestres, os registro de telegrafo, os variados recibos de taxas, os certificados de exportações de qualquer encomenda postal, as ordens de pagamento, os vales postais entre outros documentos contendo o selo postal impresso ou correspondentes a inscrição da peça.
Os modelos também são variados, abrange as peças vendidas nos correios com ou sem o selo impresso, mas com uma marca ou inscrição indicando o porte o qual foi pago, peças contendo ou não o selo impresso, que tenham sidas vendidas por um valor, mas que somente indicam o porte correspondente ao serviço e as peças que indicam o porte o qual foi pago, mas sem conterem a indicação da taxa.
Os modelos também são variados, abrange as peças vendidas nos correios com ou sem o selo impresso, mas com uma marca ou inscrição indicando o porte o qual foi pago, peças contendo ou não o selo impresso, que tenham sidas vendidas por um valor, mas que somente indicam o porte correspondente ao serviço e as peças que indicam o porte o qual foi pago, mas sem conterem a indicação da taxa.
Aerogramas.
Aerograma Internacional alusivo a série Pantanal Moto – grossense emitido pela E.T.C. em 05/06/1984. Mint.
Aerograma circulado da Ceskoslovensko para o Rio de Janeiro, selado com mais dois selos, completando o valor de pastagem internacional. Carimbos faciais datado em 20/03/1982 e carimbos da Agência filatélica Guanabara no verso com data de 21/03/1982 .
Aerograma emitido pelas Ilhas Norfolk. Mint.
Holanda. Arte plástica - Pinturas. Van Gogh. Novo.
Aviso.
Aviso de recebimento de carta registrada com selo de 100 réis com data de 05 de Abril de 1882.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo da 50ª venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
Bilhetes postais .
Os Bilhetes Postais são peças com o selo impresso em que o teor do texto se restringe a uma informação curta e podem conter um logotipo ou uma imagem autorizado.
Clássico bilhete escrito em inglês, com uma incompreensível taxa adicional de 100 réis, postado em São Paulo para o Rio de Janeiro. RHM 67.
1908. Exposição Nacional. Circulado. RHM BP 77.
1931. Bilhete postal não circulado. RHM BP 83.
1932. Bilhete postal do MMDC, circulado de Gramadinho para São Paulo, BPR-4, com pintas de ferrugem.
Bilhete postal circulado do Rio de Janeiro para São Paulo com carimbo MMDC de Capão Bonito, com data de 30 de Agosto de 1932. BPR-11. Pintas de ferrugem.
1935.Bilhete Postal RHM BP 148 não circulado (Varig). Carimbado em 1957 duas vezes com timbres Varig, comemorando os 30 anos da Companhia Aérea.
1938. Bilhete postal de 100 réis, tipo geométrico, com 400 Réis. Três selos Vovó, adicionais, enviado de São Paulo para Sussex, Inglaterra, sem carimbo de chegada.
1988. Bilhete postal. BRAPEX 88. Novo.
1997. Cooperação. Novo.
1997. Convenção Nacional ANFIP. Novo.
1981. Fauna e flora. Áustria. Novo.
Sieger. 427Ad. 1936. Reich. Bilhete postal alusivo as Olimpíadas com selos alusivos, circulado da Alemanha para a Cidade de Porto Alegre - Brasil, com todos os carimbos alusivos ao voo.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo da 50ª venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
1872. Modelo Águia, nova e em excelente estado de conservação, com carimbo do Centenário do Selo. RHM CB 97.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo da 50ª venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
2009. Portugal. Novo.
Cartas bilhetes.
É um tipo de inteiro postal, em que a característica consiste em poder ser fechado. 1872. Modelo Águia, nova e em excelente estado de conservação, com carimbo do Centenário do Selo. RHM CB 97.
1889. Litografado e fecho pontiagudo. Peça de luxo. 80 réis. Nova. RHM 18.
1906. Não circulada. RHM 73.
Serviço ROWLAND HILL. Carta bilhete de 200 réis com propaganda Fonte Caxambu, na parte interna Antalgina, Perfumes de Luxo, Sonora, Hotel Gloria, Isidoro Marx, Sabão Comax.
Cartas Pneumáticas.
É um tipo de inteiro, semelhante ao bilhete postal, destinado ao uso exclusivo no serviço postal pneumático no Rio de Janeiro ( RJ ).
Carta Pneumática de 300 réis circulada para Botafogo e sobre o selo-fixo carimbo oval lilás. No verso chancela Sub-diretor, rara e pequeno rasgo na abertura. Carimbo com data de 26 de Setembro de 1914.
1915. Carta pneumática nova. CP 12, 500/300 Réis. Sobrecarga violeta.
Cartões-Postais.
O cartão postal é um pequeno retângulo confeccionado em papelão fino, de porte com valor inferior, com o objetivo de circular sem a necessidade de um envelope, contendo uma das faces destinada ao endereço do destinátario, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra uma imagem.
Os primeiros cartões postais emitidos eram selados e de monopólio oficial.
O primeiro cartão postal foi emitido no século XIX e as opiniões sobre a sua origem e invenção são divergentes.
Poderia ter sido criado pelo norte-americano H. L. Lipman, o qual, aliado ao J. P. Charlton, o patenteou em 17 de Dezembro de 1861 com o nome de “Lipman's Postal Card". Não há conhecimento da existência de exemplares.
Outra versão aponta o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, Heinrich Von Stephan, como criador o qual é provável que tenha apresentado a ideia e a sugestão na Conferência Postal Germano-austríaca, no ano de 1865.
Outra versão aponta Emmanuel Hermann, professor de Economia Política da Academia Militar Wiener Neustadt, no Império Austro-húngaro que, segundo carta publicada no Die Freie Presse, com data de 29 de Janeiro de 1869, apresentou a ideia destacando sua plasticidade como carta simples, de custo baixo e simplificado. De Marly, Diretor da Administração postal dos Correios austríaco, de imediato, aceitou a ideia e em primeiro de Outubro de 1869, os “Correspondenz Karte”, de cor negra sobre cartão creme, com um selo impresso no valor de dois Neukreuzer, o primeiro cartão postal do mundo foi lançado e colocado a venda.
O Brasil o adotou através do Decreto número 7695, de 28 de Abril de 1880, proposto pelo então Ministro da Agricultura, Correio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo.
Cartão postal “ Lyon Fourviere “ Início do século XX. Circulado.Sieger. 64B. 1930. USA. Cartão circulado com todos os carimbos alusivos ao voo Zeppelin. Selo de U$ 1,30.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo da 50ª venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
Cartão - postal não circulado com dois carimbos comemorativos com data de 20/09/1981 alusivo Corsa del Palio. Itália.
Cinta.
É um tipo de inteiro postal, caracterizado por tira de papel já com selo impresso, destinado a portear jornais e impressos em geral.
1893. Cinta nova de 20 Réis “cabeça da liberdade”, Tipo I, fecho obtuso, verde, CT-08. Em bom estado. Imagem somente do selo fixo.
1893. Cinta nova de 20 Réis “cabeça da liberdade”, Tipo I, fecho obtuso, verde, CT-08. Em bom estado. Imagem somente do selo fixo.
Envelopes pré-franqueados.
Inteiro Postal tipo envelope selado com um selo Cruzeiro de 700 Réis e um Tintureiro de 400 Réis, QUADRO INVERTIDO, registrado com AR. Circulado do Rio de Janeiro para a Alemanha com Carimbo de chegada . Carimbo do Rio de Janeiro no selo fixo e carimbo alemão sobre os outros dois selos. Além do quadro invertido, há um carimbo estrangeiro. Não há registro de haver outra peça semelhante. 1892.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
2001. Aguarapér. Usado.
Variedades.
1889. Raro envelope do Império de 100 réis com dupla impressão do alto relevo, futuro RHM: 9 DDR. Novo.
1977. FDC oficial não circulado emitido pelo correios brasileiro com selo e carimbos de primeiro dia de lançamento com data de 21/09/1977 alusivos a série defesa do Meio Ambiente - Proteção a Flora.
1906/10. Raro envelope de 100 réis, algarismos finos com impressão SP. Serviço Público e da Intendência Municipal de S. Leopoldo. RHM: 61. Novo.
1918. Envelope de 100 réis com publicidade impressa F.A. Deslandes, Belo Horizonte. Peça extremamente rara. RHM 68. Usado.
Impressos.
Cupão Resposta Internacional. Novo.
Mensagem Social, Cia Telefónica Rio Grandense 18/09/1946 ás 16:00 hs, Porto Alegre - RS. Face única. Bom estado.
FDCs.
Sobrescrito de grande popularidade entre os colecionadores, os FDCs, “Fisst Day Cover”, são belas peças filatélicas especialmente confeccionadas para acompanhar o lançamento de um selo, série bloco ou outros materiais como as etiquetas e constituídos por três elementos, envelope, selo e carimbo em concordância entre si.
A relação deste três elementos podem ser diferentes. Há situações, normalmente na primeira fase de suas emissões, em que o envelope não contia as informações. Atualmente isso normalmente não mais ocorre.
Sua atribuição em uma coleção temática é baixa, entretanto, o mesmo não se aplica se os FDCs forem efetivamente circulados.
1977. FDC oficial não circulado emitido pelo correios brasileiro com selo e carimbos de primeiro dia de lançamento com data de 21/09/1977 alusivos a série defesa do Meio Ambiente - Proteção a Flora.
1982/83. FDC oficial não circulado emitido pelo correios brasileiro com selo e carimbos de lançamento com data de 20/02/1983 alusivos a Primeira Expedição Brasileira à Antártida.
EPD ( Envelope de primeiro dia ): Envelope " Olho-de-boi " dos correios, com os selos e carimbos comemorativo de lançamento alusivos a série Ano Polar Internacional. Carimbos da Estação Antártida Comandante Ferraz datado em 13/03/2007. Não circulado.
Obs: estes envelopes, substituem os FDCs oficiais quando este não são lançados pelo correios para a respectivas emissões dos selos.
FDC oficial não circulado emitido pelo correios do Vaticano com selos e carimbos de lançamento com data de 28/02/1984 comemorativos alusivos a série Centenário de Morte de J. Gregor Mendel.
FDC oficial não circulados emitidos pelo correios das Ilhas Jersey com selos e carimbos comemorativos de lançamento.
Outros bilhetes também foram emitidos nesta época. Entretanto, cerca de aproximadamente 50 anos não foram colocadas em circulação nenhuma peça desta natureza, até que apartir da decada de 90, abre-se um leque contínuo de opções para os colecionadores especializados. (Figuras 2, 3 e 4 ). E, desde então, gradativamente vem sendo postos em circulação diversos outros Bilhetes, Envelopes e Aerogramas personalizados.
1996. Santos 450 anos.
Pré-filatélicos.
São cartas de período anterior ao selo postal, período este variável nos diversos países. No caso do Brasil, cartas com data postal anterior a 01/08/1843.
Mulready. ( Primeiro Inteiro Postal do mundo ) Tipo envelope. Circulado para Westminster. Carimbo preto tipo Cruz de Malta. Postagem Um Penny. Inglaterra 1842.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
Raro Pré-filatélico circulado durante a Guerra do Paraguai.
Obs: Imagem digitalizada de página do catálogo venda sob ofertas. Neumann Filatelia.
Inteiros Postais Personalizados.
Nós, colecionadores, somos os maiores divulgadores e distribuidores das mensagens personalizadas contidas nestas emissões, portanto, uma informação mais precisa e elaborada, voltada para os Inteiros Personalizados, é um fator que merece a máxima consideração. E, visto tratar-se de peças de rara beleza, decerto, aqui merecia um comentário mais elaborado, mas somente vamos focalizar os aspectos principais ao que concede estes inteiros, denominadas em inglês de “Printed to Private Order”.
Com o objetivo de promoverem a sua imagem, os inteiros postais personalizados, confeccionados para impressas, pessoas físicas, eventos e organizações, estão a cada dia não só cativando a atenção dos filatelistas especializados, como se tornando mais uma apreciável fonte de rendimento para os correios que, sem sombra de dúvidas e sem me manifestar de forma oportunista, o considero como internacionalmente uns dos melhores serviços prestado à população.
No Brasil, estas emissões não é algo novo. Em 1927 do século passado, foi emitida uma Carta Bilhete Rowland Hill com propagandas comerciais, vista do Senado Federal na parte inferior e selo impresso da “Liberdade” com valor de 200 Réis vermelho e número datador da UPU "1927" . Esta conhecida como Hotel Glorial do Rio de Janeiro. Segundo informações contidas no Catálogo RHM, acredita-se que existam somente quatro exemplares com este numerador. (Figura 1). Neste mesmo ano, encomendados por “Beliche Mineiro”. foram emitidos também três envelopes com valores de 40, 100 e 200 Réis na cor laranja, vermelho e carmim com o desenho para o selo impresso exatamente iguais. (Não tenho as imagens).
Figura 1.
Outros bilhetes também foram emitidos nesta época. Entretanto, cerca de aproximadamente 50 anos não foram colocadas em circulação nenhuma peça desta natureza, até que apartir da decada de 90, abre-se um leque contínuo de opções para os colecionadores especializados. (Figuras 2, 3 e 4 ). E, desde então, gradativamente vem sendo postos em circulação diversos outros Bilhetes, Envelopes e Aerogramas personalizados.
O departamento de Produtos e Filatelia da Diretoria Comercial dos Correios os vem divulgando através da revista COFI. Em sua edição número 202, Abril/Junho de 2006, por exemplo, há um artigo o qual disponibiliza uma relação de emissões e respectivos clientes, no período, para Cartões Postais e aerogramas, mesmo que sem a data da emissão, tiragem específica e a necessária separação do modelo das peças.
1996. Santos 450 anos.
Figura 2.
1997. Minas e Mariana 300 anos.
Figura 3.
1997. A Gazeta Esportiva.
Figura 4.
Entretanto, ainda hoje, há vários colecionadores que possui determinada dificuldade em distinguir, o que realmente vem a ser estes Inteiros Postais Personalizados.
Sua emissão, geralmente possui uma tiragem pequena e estão disponibilizadas para os filatelistas associados na Agência Central Filatélica do Rio de Janeiro. Esta central filatélica, possui uma razoável organização com o objetivo de cadastrar, disponibilizar informações e distribuir estas peças aos seus associados ou a qualquer pessoa que não seja assinante.
Mesmo com grande dificuldade mas com um louvável e apurado empenho, em suas últimas edições o editor do catálogo RHM, também tem contribuido na apresentação, classificação e divulgação destes inteiros.
Jugo não haver dúvidas que com o avanço tecnológico, a Internet com os seus vários sites elaborados por entidades ou pessoas físicas seja a mais importante e completa fonte de contribuição na divulgação, auxilio e pesquisa para que qualquer colecionador consiga organizar e montar uma coleção especializada em inteiros postais personalizados. E, não posso deixar de ressaltar os variados apelos temáticos que estas emissões fornecem, a abertura das portas que lentamente vem ocorrendo para os filatelistas que pretende se especializar nestas emissões que por serem pré-franqueados e sem valor facial, não perdem o seu valor de porte nacional, podendo ser usados por vários anos depois de seu lançamento, que a sua utilização por qualquer usuário e a efetiva circulação decerto em muito contribui para a divulgação da imagem do cliente que as encomendou e, por fim, que as peças quando circuladas possui maior peso em uma coleção.
Bibliografia.
- Artigo elaborado por Américo Rebelo.
- Artigo publicado pela /ABRAFITE.
- Catálogo RHM.
- Catálogo RHM.
- Dicionário Aurélio.
- Dicionário filatélico.
- Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2010.
- Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2010.
Olá, gostaria de saber mais sobre a história do envelope de Império de 100 réis com dupla impressão do alto relevo
ResponderExcluir