Introdução.
Ao pensar-mos em crocodilos e jacarés, nos vem à mente as imagens de animais ferozes, de boca aberta indo em direção de uma presa com o objetivo de desferir a mordida fatal ou tão simplesmente às margens dos rios, lagos ou alagados se esquentando ao sol. Mas há outra imagem desses animais de aparência pré-histórica. Não raro, podemos visualizar algumas espécies de aves pousadas sobre esses eles calmamente desfrutando juntos a paisagem sem manifestarem o menor temor.
2002. Argentina - Fauna - jacaré. Yvert: 2331. Selo retirado do bloco contendo quatro selos de répteis.
1975. Brasil. Preservação da Fauna e da Flora - Jacaré do Pantanal - Caiman Jacaré. Mato Grosso. RHM: 894. Mint.
Classificação.
Os crocodilos são normalmente encontrados na Ásia, África e Austrália, e os jacarés na América do Norte e do Sul. A forma mais fácil de distingui-los, consiste em observar o formato de suas cabeças. As do crocodilos são mais largas e achatadas, as dos jacarés são curtas e arredondadas. Além disso, os crocodilos deixam os dentes amostra quando estão com a boca fechada.
Jacarés:
- Reino: Animalia;
- Filo: Chordata;
- Classe: Reptilia;
- Ordem: Crocodylia ;
- Família: Alligatoridae;
- Gênero: Alligator, Caiman, Melanosuchus, Paleosuchus.
Crocodilos:
- Reino: Animalia;
- Filo: Chordata
- Classe: Reptilia
- Gênero: Crocodilus, Osteolaemus e Tomistoma,
- Ordem: Crocodilianos (Crocodilia).
Temperatura.
Os répteis, assim como os anfíbios e os peixes, são seres ectotérmicos, estão subordinados a temperatura do ambiente para regularem as suas.
Por desprenderem pouca energia ao manterem a temperatura do corpo, eles precisam de pouca alimentação do que as aves e os mamíferos.
Para manterem a temperatura adequada, eles esforçam em encontrarem a melhor posição ao sol, buscando rochas aquecidas ou agitando o corpo.
Se a temperatura ambiente estiver muito fria, algumas espécies de cobras e lagartos, se escondem em buracos no solo, ou nas árvores. Alguns hibernam no inverno em locais protegidos do frio.
A temperatura muito alta, também os fazem se esconder em abrigos. O calor em excesso, causa torpor, acima de 45°c, pode matá-los. Como estratégica para evitarem os períodos mais quentes, algumas espécies mantêm hábitos noturnos ou procuram ser ativos no início da manhã e no final da tarde.
Fecundação e período de incubação.
A fecundação dos crocodilos e jacarés é interna e botam ovos. O pênis é formado por uma única estrutura bifurcada chamada de hemipênis.
1988. Suriname. Série alusiva a répteis. Yvert: 1112/1115. Mint.
Locomoção.
O esqueleto ósseo e o sistema muscular são semelhantes aos dos mamíferos e lhes dão resistência à locomoção. Versáteis no que se refere a locomoção, há espécies que são capazes de nadarem em água doce ou salgada.
Bornéu do Norte. Selo de uma série contendo nove selos comemorativo alusivo a fauna. Yvert: 52/60. Mint.
Escamas e pele.
Todos, possuem a pele formada por duas camadas, a epiderme e a derme. As escamas estão localizadas na epiderme e são formadas por uma substância semelhante à da composição do cabelo e das unhas dos seres humanos; a queratina e não podem ser retiradas individualmente como as dos peixes.
Laos. Selo de uma série com quatro valores alusivos a répteis. Yvert: 168. Mint.
Olhos e ouvidos.
Os olhos são desenvolvidos e grandes. Possuem pálpebras móveis e uma membrana transparente; a nictitante, que tem a função de proteger os olhos e auxiliar na visão.
Crocodilos e jacarés, emitem sons vocais que tem a função de atrair as fêmeas, manter a comunicação entre mãe e filhotes, ou simplesmente, estabelecer território.
Labuan. Selo da série fauna Africana. Yvert 54. Usado.
Eficazes caçadores.
Carnívoras e eficientes predadores. Por não terem condições de mastigar, suas presas são engolidas inteiras e digeridas no estômago. Por muito tempo, não se sabia como estes animais conseguiam digerir os alimentos em seu estômago proporcionalmente menor em relação ao seu tamanho. Mas, autópsia realizada com a supervisão do evolucionista Richard Darwin, descobriu a existência de uma artéria a mais no coração destes animais. A artéria passa por trás do coração e chega ao estômago. Assim, devido a essa estrutura, o aparelho digestivo dos crocodilos e jacarés recebem mais irrigação sanguìnia e produzem mais suco gástrico.
1977. Republica da Gâmbia. Selo comemorativo da série de quatro valores alusivos a Declaração de Banjul para a conservação da flora e fauna realizada em 18/02/1977 na capital do pais. Scott: 367/370. Mint.
Alimentação.
Seres vivos como mamíferos, peixes, aves e carne em decomposição, fazem parte da dieta dos crocodilos e jacarés.
1984. Brasil. Selo da série alusiva ao Pantanal Mato - Grossense. Jacaré. RHM: 1397. Mint.
2001. Brasil. Selo da série Pantanal - Fauna e Flora - Caiman crocodillus yacare e Plataleia ajaja. RHM: 2420. Mint.
Adaptação ao meio.
Crocodilos e jacarés, estão entre os animais mais bem-adaptados e antigos do planeta terra. De aparência pré-histórica, esses répteis são excelentes predadores, vivem parte do tempo praticamente imóveis na água onde tem o hábito de capturarem suas presas, ou parte em terra firme, as margens dos rios, lagos ou lagoas.
Olhos e narinas posicionados sobre a cabeça, permitem que os animais fiquem semi-submersos respirando e observando o ambiente com atenção.
Esses répteis, possuem adaptações bem peculiares para caçarem suas presas em baixo da água, membranas impedem a entrada de água nas narinas e nas orelhas quando mergulhão. Há uma outra maior na entrada da garganta do animal, que impede que os pulmões se encham de água quando a boca é aberta para capturarem suas presas.
1985. Alemanha Oriental. Selo da série alusivas a animais em extinção. Mint. Não tenho número de catálogo.
Temperamento.
Para caçarem, crocodilos e jacarés ficam horas nas margens dos rios ou lagos, aguardando calmamente suas presas surgirem para beberem água ou atravessarem.
É comum, esses truculentos animais ficarem horas imóveis e tranquilos observando a paisagem, ao ponto, de graciosos pássaros pousarem sobre o seu corpo sem medo.
Acasalamento e postura de ovos.
Após marcarem seu território, os machos de crocodilos e jacarés, procuram copular com várias fêmeas. Os ovos são postos próximos a água em ninhos feitos de folhas e lama, ou são enterrados na areia. É comum o cuidado parental entre esses répteis.
2001. Brasil. Selo da série Pantanal - Fauna e Flora - Caiman crocodillus yacare e Plataleia ajaja. RHM: 2420. Mint.
Artigo elaborado a partir de páginas de minha coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.
Um abraço.
Lúcio Carvalho.