sábado, 21 de agosto de 2010

Os aracnídeos na filatelia.

Introdução:

     Temidos pelas pessoas, aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros, entre outros, fazem parte da classe de invertebrados. Com cerca de 75 mil espécies, em sua maior parte, predadores, a maioria possuem hábitos terrestres, e diferentes dos insetos cujo corpo se dividem em três partes, esses animais possuem duas; cefalotórax (cabeça e tórax), e abdome. Todos possuem quatro pares de patas torácicas e são desprovidos de asas e antenas. Na boca, há duas estruturas pares; as quelíceras, cuja função, consiste em manipular os alimentos e os pedipalpos, com funções variadas, conforme a espécie, podem servirem de garras, órgãos de sentidos ou de reprodução. Respiram por meio de pulmões foliáceos ou por traqueias.




1994. Tanzânia. Série alusiva a aracnídeos.
Bloco: Hadogenes sp.
Selos: Trombidium sp; Eurypelma sp; Salticus sp.
Mierommata sp; Araneus sp; Miierathena sp; Araneus diadematus.

     Em sua maioria, os aracnídeos são animais predadores. Em geral, a alimentação consistem em outros artrópodes, capturados em ataques diretos, ou no caso das aranhas que tecem, nas teias. É comum entre esses animais, a presença de glândulas de veneno que, associadas as quelíceras, são usadas para imobilizar as presas com maior eficiência. Por possuírem a boca pequena e estreita, não tem o hábito de levar a presa de imediato à boca. Normalmente, elas liberam uma secreção digestiva sobre os insetos capturados que tornam a consistência de seus corpos pastosas e fácil de serem ingeridos.


Classificação:

     - Reino: Animalia;
     - Filo: Arthropode;
     - Sufilo: Chelicerata;
     - Classe: Arachnida;


     Ordem:

     . Trigonotarbida: Já extinta;
     . Amblypygi: Amblipigeos, aracnídeos com primeiro par de patas muito alongados;
     . Araneae: Aranhas (cerca de 40.000 espécies);
     . Plalangiotarbida: Já extinta;
     . Opiliones: Opiliões, aranha-alho ou temenjoá ( mais de 6.300 espécies);
     . Palpigradi: Muito pequenos e ramente encontrados;
     . Pseudoscorpinida: Pseudoescorpiões;
     . Ricinulei: Ricinuleideos ( 73nespécies);
     . Schizomida: Esquizomídeos;
     . Scorpiones: Escorpiões ( cerca de 2.000 espécies);
     . Haptopoda: Já extinta;
     . Acarina: Ácaros e carrapatos (30.000 espécies);
          - Acariformes;
          - Sarcoptiformes;
          - Trombiodiformes;
          - Opilioacariformes;
          - Parasitiformes;
    
     . Solifugae: Solifugos ou solpugídeos ( 900 espécies).

Reprodução:

      A reprodução dos aracnídeos, ocorre quando o macho deposita no corpo da fêmea um saco de espermatozóide denominado espermatóforo. A fêmea então, coloca os ovos em um pequeno casulo. Por exemplo, a viúva negra, espécie de aranha da família dos teridiídeos (Latrodectus mactans Fabricus), que ocorre no continente americano, de coloração negra com uma larga mancha vermelha no abdome, com cerca de um centímetro de comprimento, com o hábito de matar e comer o macho após a cópula, é considerada a mais peçonhenta entre todas as espécies, chega a pôr em média 25 à 900 ovos, os quais eclodem em aproximadamente 14 dias depois. Os filhotes permanecem neste casulo por cerca de seis semanas.
     É muito comum entre alguns aracnídeos, o cuidado parental. A fêmea de algumas espécies de escorpiões costumam levar os filhotes em suas costas.

Respiração:
     A respiração dos aracnídeos se faz por meio de filotraquéias, também denominadas pulmões foliáceos. Nas aranhas, além das filotraquéias há as traquéias, embora em algumas espécies menores seja cutânea. Algumas espécies possuem pulmões folhosos.

Inoculadores de veneno:
         
     - Escorpião: por meio do aguilhão;
     - Aranha: Por meio das queliceras;
     - Pseudo-escorpião: por meio dos pedipalpos.

     Nota: Os escorpiões vinagre não produzem veneno, mas sim, uma substância ácida, que ele não inocula, espirra sobre as presas.

Escorpiões:
     Aracnídeos da ordem dos escorpionídea, possuem o corpo alongado com doze seguimentos abdominais, dos quais os cinco posteriores formam com o último anel do abdome (telso), uma cauda terminada em uma ponta aguçada (agulhão), através do qual é inoculada a peçonha. São vivíparos de hábitos noturno, possuem palpos com robustas quelas terminais e quatro pares de pulmões. Vivem em ambiente variados, e podem se esconder em buracos, fretas, em baixo de pedras, folhas, madeiras, e até mesmo no interior de catacumbas.



Selo: Moçambique. 1989. Panoenus spp.
Selo: Espanha. 1979. Buthus europaeus.

Aranhas:


     Se comparadas com os demais aracnídeos, as aranhas possuem formas peculiares de serem reconhecidas. É comum esses animais terem oito olhos, e as cerca de 40 mil espécies, produzirem seda, utilizadas na confecções de teias, que além de servirem para capturarem presas, também, tem a função de proteger os ovos e de ajudar no deslocamento de um lado para o outro.


Argentina. 2009. Aranha do monte: Polybetes pythagoricus (Holmberg).
Moçambique. 1989. Parapysa spp.


Republica do Congo. 1994.
Taturana e Araignee avicule.



Bibliografia:
     Animais Inclíveis. 2006, Gold Editora Ltda., São Paulo. Brasil.
Wikipédia, a enciclopédia livre.



 

    Texto elaborado com a cooperação de Márcia Cristina.

Um comentário:

Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.

Um abraço.

Lúcio Carvalho.