segunda-feira, 2 de junho de 2014


Aerograma.


Emitido por várias administrações postais, sem a necessidade de sobrescrito, criado e patenteado pelo literário português Fernando Pessoa e com tarifa diferente das outras correspondências, o aerograma é uma folha de papel especial para cartas aéreas vendida nos guichês das agências dos correios, que pode ser utilizado em qualquer época e permite a impressão de mensagens padronizadas no seu interior.
Podendo ser postado diretamente nas Caixas de Coleta, esta folha já franqueada; isto é: quando a compramo já estamos pagando o porte da carta que neles será escrita, apresenta-se em forma de uma folha de papel que, convenientemente dobrada, adquire a forma de um envelope.


Aerograma internacional:

Documento prioritário pré-selado destinado ao encaminhamento de mensagens internacionais, podendo ser aceito no regime interno, se for do interesse do remetente. O aerograma surgiu para facilitar a correspondência e ganhou fama durante a Guerra Colonial, como meio de comunicação preferencial entre as famílias na Metrópole e as tropas destacadas em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau em virtude de ser um meio grátis de correspondência, mantido pelo antigo SPM (Serviço Postal Militar).

Abaixo, figura 1: Aerograma internacional pré-franqueado com valor facial de 1,20 Kcs, circulado em 20/03/1982 de Praga, capital da Republica Checa, com destino ao Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo, com complemento de franquia em selos com valores faciais de 2 Kcs e 60 H, obliterados por carimbo datador com data de 20/03/1982.



Abaixo, figura 2: Aerograma internacional pré-franqueado, sem uso, alusivo a série se-tenant vertical de três valores faciais emitida em 05/06/1984 em formato tríptico que retrata a fauna e a flora do Pantanal Mato-grossense. Maior planície de inundação contínua do planeta, situado em parte dos estados brasileiros do Mato grosso e Mato grosso do Sul, estendendo-se por parte do Paraguai, Bolívia e Argentina.




Aerograma nacional:

Peça que reúne papel de carta, selo e envelope com objetivo de proporcionar maior comodidade ao cliente. Utilizado no Território Nacional, pode ser enviado também ao exterior, mediante o complemento da tarifa relativa ao primeiro porte da carta simples internacional.  

Abaixo, figura 3 e 4: Aerograma nacional pré-franqueado, alusivo a Fauna e Flora – Arara Canindé (Arara ararauna), emitido em 1999, circulado em 02/08/2013 em Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais.
Obs: Aerograma não catalogado no RHM 2013.


Frente.



Verso.



Um aerograma circulado é uma peça filatélica. Sempre que emitidos pelo correio, os colecionadores costumam comprar dois iguais de cada tipo; um para fazer circular e outro para colocar aberto no álbum junto ao dobrado e circulado. Pode-se também colocar os aerogramas circulados nas coleções de selos aéreos ou mesmo na de selos comuns.



3) Aerograma Sociais:

Há vários modelos com mensagens dirigidas aos pais, mães, namorados e amigos em dias especiais, bem como de cumprimentos por ocasião de aniversários. Os Aerogramas Sociais incentivam o hábito saudável da troca de mensagens de afeto entre as pessoas e também serve de propósito promocional, divulgando um estabelecimento, por exemplo.

Abaixo, figura 5: Aerograma com impressão de Natal, encomendado pelo Movimento Nacional Feminino à Tipografia ORBIS. Dezembro de 1961.





Abaixo, figura 6: Aerograma Natal 2005.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.

Um abraço.

Lúcio Carvalho.