A expressão máximo Postal, em regra geral, refere-se a relação esteitamente interligadas entre a imagem do selo, do carimbo e a do cartão postal. O termo se justifica pelo fato de que os três elementos apresentam entre si o máximo de concordância possível.
Os máximos postais raramente são produzidos em um número elevado devido ao fato de sua trabalhosa preparação. Normalmente, o dilema consiste em encontrar um cartão postal que seja adequado a um determinado selo emitido, o chamado "suporte". E, ainda, depois que o cantão postal é encontrado o colecionador deve continuar sua peregrinação para se assegurar de que o selo e o carimbo postal poderão ser colocados na face brilhante e ilustrada do cartão. A seguir, com o cartão postal já selado, deve providenciar a sua obliteração. Fato, quase impossível, por razões de sua conservação. Por fim, providenciar que o máximo postal possa ser enviado como correspondência ordinária pelo Correio.
Tais cuidados em sua elaboração explicam o porquê da existência de um número restrito. Na maioria das vezes, trata-se de um trabalho que envolve a dedicação por parte dos filatelistas, tendo em vista que um comerciante filatélico dispõem de pouco tempo para a sua elaboração.
Modelos de máximos:
- Oficiais: Quando emitidos pelo Correio.
- Não oficiais ou particulares: Quando emitidos por uma entidade ou por colecionadores.
Brasil.
Máximo postal oficial não, emitido pela E.C.T. Selo alusivo a série flora e fauna. CPD datado 28/12/1973. Parana - PR. Brasil.
Máximo Postal particular com selo e BBC alusivos a série Zoológicos do Brasil. Curitiba PR. 05/10/2007.
Máximo postal particular com CBC e selo alusivo ao bloco Preservação dos Manguezais e Zona de Maré lançado em 05/06/2004. Santa Catarina. Brasil.
Estrangeiros.
Máximo Postal particular com selo e CBC alusivos a série Reservas e Parques Naturais. Lisboa - Portugal. 25/10/1985.
Emissão especial dos Correios e Telecomunicação de Portugal. Máximo Postal com selo e BBC alusivos a série Proteção da Natureza. Funchal: 23/01/1091.
Belo Máximo Postal da China com selo alusivo a Quarta Conferência Mundial Sobre a Mulher e carimbo com data 04/09/1995.
Bibliografias:
- Artigo elaborado por Americo Rebelo.
- Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.
Um abraço.
Lúcio Carvalho.