O Brasil possui uma rica e excepcional fauna, especialmente aves. Das mais de oito mil e quinhentas espécies existente no mundo, cerca de mil e seiscentas voam em solo brasileiro.
Toda essa riqueza vem ganhando atenção dos Correios o qual ao longo dos anos tem retratado em suas emissões várias especies nativas e divulgando a importância da preservação da fauna.
Além das aves urbanas e de manguezais, podemos destacar a bela série de aves autóctones emitida em 2008. Nos selos são focalizados a coruja-do-mato, ave de rapina, de hábitos noturnos e excepcional caçadora em posição de prontidão, à espreita de sua presa e o pica-pau-do-parnaíba em sua posição mais preferida, fixo em um tronco pronto para bicar a medeira em busca de alimentos.
Velozes e espetaculares entre todas as aves, com asas que descrevem um movimento em forma de oito e batem cerca de oitenta vezes por segundos, os beija-flores são capazes de realizarem autênticas coreografias aérea e levantarem vôo na vertical.
Papagaios e araras despertam atenção pelo estilo de vida barulhento e pelas cores vibrantes de suas penas.
Além dessas, não podemos deixar de destacar a série emitida em 1983 que retrata as quatro espécies brasileira de tucanos, aves-símbolo deste país que possui cerca de 49,29% de seu território oculpado por uma das três maiores florestas tropicais do mundo.
Bibliografia:
- Revista COFI. Ano XXXI. Número 212 Outubro/Novembro/Dezembro. 2008. Páginas 18 e 19.
- Animais Incríveis. Um Mundo de Informações e Curiosidades. 2006, Gold Editora Ltda, São Paulo-SP. Brasil.
José Lúcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.
Um abraço.
Lúcio Carvalho.