1- Descobrir novos expositores;
2- Proporcionar aos expositores a oportunidade de organizarem coleções de um assunto limitado ou um tema reduzido.
Princípios de uma coleção de um quadro:
As exibições de um quadro devem conter um tema ou um assunto que possa ser elaborado em 16 folhas; em uma ou até duas franquias postais ou em uma pequena série de selos postais, em um pequeno assunto de história postal, de inteiros postais, aerofilatelia, astrofilatelia, selos fiscais, etc. Para classe temática, só um tema reduzido pode ser aceito. Um resumo de um padrão corrente existente em vários quadros de uma coleção é totalmente inaceitável.
As exibições de coleções de um quadro, podem ser oriundas de todas as classes Competitivas da FIP, menos das Classes de Literatura e de Jovens.
As exibições de coleções de um quadro podem ser expostas por iniciantes e veteranos. Para os iniciantes, é fundamental que a coleção tenha um tratamento justo e correto, especialmente nas exposições regionais e nacionais. É de total responsabilidade dos jurados,saberem diferenciar e reconhecer o nível, o conhecimento, a qualidade da exibição e avaliar corretamente a coleção mostrada.
Critérios e pontuações de uma exibição de um quadro usadas nas exposições da FIP:
1- Tratamento e importância: 30 pontos;
2- Conhecimento filatélico/temático, pesquisa e estudos pessoais: 35 pontos;
3- Condição e raridade: 30 pontos;
4- Apresentação: 05 pontos;
5- Total: 100 pontos.
Observação: O mínimo de 80 pontos, qualifica a coleção exposta a obter a medalha de Vermeil e a participar nas exposições filatélicas internacionais.
Premiações:
1- 90 pontos ou mais: Medalha de Ouro;
2- 80 à 89 pontos: Medalha de Vermeil;
3- 70 à 79 pontos: Medalha de Prata;
4- 60 à 69 pontos: Medalha de Bronze.
Abaixo de 59 pontos é concedido um certificado de participação.
Observações:
A melhor coleção de um quadro, na classe, também pode ser premiada.
Para as exibições de um quadro, os certificados, e as medalhas seram entregues com a indicação " Um Quadro ".
O prêmio para a melhor coleção de Um Quadro na Classe, também pode vir com a indição.
Penalidades:
A penalidade para uma escolha incorreta de assunto ou tema, não apropriado para a coleção de um quadro, dependerá do grau de incorreção ou de inapropriadas lacunas no conceito assunto/tema que podem alcançar pelo menos 05 pontos.
Qualificação:
As exibições de um quadro, devem ser qualificadas em Exposições Filatélicas Nacionais. É uma obrigação para a coleção de uma quadro receber uma pontuação de pelo menos 80 pontos em alguma classe de competição.
Limites de participações:
O limite de participações de coleções qualificadas, depende da infraestrutura da exposição. É o Comitê Organizador que decide sobre o limite de coleções, bem como estabelece por exemplo, a taxa em dobro para a participação de um quadro, Depende também das instruções e/ou recomendações do Consultor FIP. Toda coleção não deve ser exposta mais de 03 ( três ) vezes.
Normalmente, não mais que 50 ( cinquenta ) coleções de um quadro devem ser mostradas nas exposições filatélicas internacionais. Na geral e na especializada, essa qualidade representa não mais do que 1% à 1,5% do número de quadros de exposição para as classes de competição.
Nota biliográfica:
Formato definitivo publicado pela FIP - Federação Internacional de Filatelia - Edição número 100 de sua publicação FLASH, de 2007, página 12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo! Envie suas mensagens no campo de comentários.
Um abraço.
Lúcio Carvalho.